APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Instruções gerais:
– Haverá duas modalidades para apresentação de trabalhos: pôsteres e fórum científico. Os trabalhos deverão ser enviados à Comissão Organizadora sob a forma de resumo, através do link de inscrição de trabalhos científicos:
– Os resumos deverão ser enviados até a meia-noite do dia 30/05/2025 (horário de Brasília).
– Preencha a ficha de submissão dos resumos AQUI.
– Os trabalhos aceitos para apresentação serão anunciados no site do GRUPO até o dia 03 de junho de 2025.
– Os trabalhos serão selecionados por uma Comissão Julgadora, sem identificação, nas áreas de Odontopediatria e Ortodontia.
– Os apresentadores dos trabalhos selecionados deverão efetuar a inscrição ao Encontro até o dia 10/06/2025 (veja o prazo de valores dos dois lotes, na ficha de inscrição de participantes). Caso a inscrição ao Encontro não se efetive, o trabalho será retirado da programação e não fará parte dos anais contendo os resumos dos trabalhos apresentados.
– Os trabalhos aceitos de forma definitiva (após confirmação da inscrição do apresentador) serão divulgados no dia 12 de junho de 2025. A divulgação dos pôsteres estarão com o código de apresentação para fixação no local reservado, na data do evento.
– Todos os trabalhos apresentados receberão um único certificado, contendo o título do trabalho, modalidade de apresentação e autores.
– Os resumos dos trabalhos apresentados serão publicados em um Suplemento Especial da revista Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada.
– Os trabalhos apresentados serão avaliados por Comissões Julgadoras e concorrerão à premiação. Haverá 3 premiações por categoria (primeiro, segundo e terceiro colocados): pôster Odontopediatria (Prêmio Prof. Dr. Luiz Reynaldo de Figueiredo Walter), pôster Ortodontia (Prêmio Prof. Dr. Manuel Carlos Müller de Araújo), fórum científico Odontopediatria (Prêmio Prof. Dr. Orlando Ayrton de Toledo) e fórum científico Ortodontia (Prêmio Prof. Dr. Carlos Alberto Mündstock).
– A premiação será realizada no Jantar Oficial do Encontro, no dia 20/06/2025. Todos os trabalhos premiados receberão certificados específicos (um por trabalho).
– Caso encontre alguma dificuldade para o envio dos resumos, entre em contato conosco pelo e-mail: grupo.ortoepediatria@gmail.com
Instruções para os resumos:
O texto deve ser redigido na língua portuguesa (Brasil), em arquivo Word (Microsoft), fonte Arial, Tamanho 12 e espaçamento simples entre linhas.
Modalidade: Pôster ou Fórum Científico
Área: Ortodontia ou Odontopediatria
Título: no máximo 200 caracteres, com espaços.
Autores: sobrenome e iniciais. Caso haja mais de um autor, separar por vírgula. Não dar espaçamento entre as iniciais. Identificar o apresentador com asterisco após as iniciais. EXEMPLO: Alves JC*, Silva MS, Macedo RB.
Instituição: nome da Instituição do apresentador
Resumo: se for um trabalho de pesquisa ou revisões (sistemáticas, de escopo, integrativas, rápidas, críticas, etc.), deve conter com clareza: objetivo, metodologia, resultados e conclusão. Se for um relato de caso clínico, deve apresentar o objetivo, descrição do caso e conclusão. O resumo não deverá apresentar subtítulos. O resumo deverá ter, no máximo, 1.800 caracteres (com espaços) em parágrafo único.
Nota: a) Não há limitação para o número de autores;
b) Cada inscrito pode apresentar no máximo 2 trabalhos, independentemente da categoria.
Normas para apresentação de trabalhos:
Modalidade pôster
– Dimensões máximas: 0,90m (largura) x 1,20m (altura)
– O pôster deverá ser auto explicativo, contendo o título do trabalho, autores com filiações e foto do(a) apresentador(a). Os pôsteres de trabalhos de pesquisa deverão conter a proposição, metodologia, resultados e conclusões. Os pôsteres de relato de caso clínico deverão conter os objetivos, descrição do caso e conclusões.
– Recomenda-se o emprego de gráficos, desenhos, fotografias e o mínimo de texto possível, com letras (fonte) de tamanho visível a um metro de distância.
– Os pôsteres deverão ser afixados em local próprio, de acordo com o código fornecido na divulgação dos trabalhos aprovados, no site.
– A Sessão de Pôsteres ocorrerá no dia 20/06/2025 (sexta-feira).
– O horário para instalação dos pôsteres será das 07:15h às 07:45h. O horário de apresentação será das 08:00h às 12:00h e a retirada deverá ocorrer até as 14:00h.
– Os pôsteres deverão ser apresentados à Comissão Julgadora (tempo de apresentação: 5 minutos).
Modalidade Fórum Científico
– Não serão aceitos Relatos de Casos Clínicos. Nestes casos, submeter o resumo na modalidade “Pôster”.
– Os trabalhos selecionados, num total de 10 para cada área (Ortodontia ou Odontopediatria), serão apresentados no dia 20/06/2025 (sexta-feira), no período das 14:00h às 17:30h.
– Os trabalhos não selecionados poderão ser aceitos na forma de pôster, após submissão à Comissão Julgadora pertinente.
– O tempo de apresentação será de 15 minutos e mais 5 minutos para perguntas e respostas.
– As apresentações serão realizadas oralmente, com o auxílio de um projetor multimídia em Power Point (Microsoft).
– Não será permitida a utilização de computadores pessoais. Assim, o apresentador deverá entregar sua apresentação antes do início da sessão (no horário das 13:30h às 13:45h). A apresentação deverá estar em pen-drive ou CD.