Nota de falecimento: Prof. Dr. Orlando Ayrton de Toledo
Com profundo pesar, o Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria comunica o falecimento do Prof. Dr. Orlando Ayrton de Toledo, ocorrido no dia 12/04/2025, em Brasília-DF.
O Prof. Ayrton foi graduado em Odontologia em 1951. Iniciou, a carreira docente em 1953, na Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara, na disciplina de Anatomia. Em 1957, já na Faculdade de Odontologia de Araçatuba (SP), foi contratado como Professor Assistente na Disciplina de Anatomia até que, em 1964, passou a exercer o cargo de Professor de Odontopediatria, na mesma instituição de ensino, em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP). Em 1969, foi redistribuído para a função de Professor Regente da Cadeira de Odontopediatria da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara e, no ano seguinte, como Professor Titular de Odontopediatria daquela Faculdade.
A partir de julho de 1981, com autorização da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), foi contratado como Professor Visitante pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), assumindo a função de Coordenador do Curso de Odontologia recém-criado. A partir de agosto de 1984, tendo obtido aposentadoria da UNESP, foi contratado, em definitivo, pela Universidade de Brasília (UnB), como Professor Titular até março de 2001, quando foi desligado por força de aposentadoria compulsória. Em 2002, recebeu o título de Professor Emérito da Universidade de Brasília, por contribuição relevante na área de Odontologia.
O Prof. Ayrton foi o presidente da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) nos anos de 2009 e 2010.
No Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria (GRUPO), foi um dos fundadores, no ano de 1969, tendo participado de quase todos os Encontros anuais. No mesmo GRUPO, foi o presidente, nos exercícios de 1977/78, 1979/80 e1989/90.
Orientou dezenas de dissertações e teses (mestrado e doutorado), publicou dezenas de artigos científicos e capítulos de livros. Publicou o livro “Odontopediatria – Fundamentos para a Prática Clínica”, com 4 edições entre os anos de 1985 a 2012.