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Ficha clínica infantil

FICHA CLÍNICA INFANTIL INTEGRADA

COMISSÃO ELABORADORA
Isabela Almeida Pordeus (UFMG) – coordenadora
Alexandre Moro (UFPR, UP)
Ana Cristina Barreto Bezerra (UnB)
Ary dos Santos Pinto (FOAr/UNESP)
Carlos Alberto Mundstock (UFRGS)
Cássia Cilene Dezan Garbelini (UEL)
Célio Percinoto (FOA/UNESP)
Daniela Prócida Raggio (FO/USP)
Fausto Medeiros Mendes (FO/USP)
Gabriela Cunha Bonini (SLMandic)
Guilherme Janson (FOB/USP)
Jorge Abrão (FOUSP)
Márcia Moreira (UNIAN)
Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado (FOB/USP)
Maria Beatriz Duarte Gavião (FOP/UNICAMP)
Orlando Ayrton de Toledo (UnB)
Renato Bigliazzi (UNIP)
Ricardo Horliana (UNISANTA)
Silvio Issáo Myaki (ICT-SJC/UNESP)
Vania Célia Vieira de Siqueira (FOP/UNICAMP)

APRESENTAÇÃO
Desde sua criação, o Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria (GRUPO) tem discutido, em momentos distintos, estratégias para a integração destas duas áreas clínicas por entender a importância da atenção odontológica integral. Nos últimos três anos, em todos os Encontros Anuais do GRUPO (42º ao 44º Encontros), esta temática tem tido um espaço especial de debate e convergência de ações.

Em 2011, durante o 42º Encontro Anual do GRUPO, realizado em João Pessoa – PB, a partir de uma Mesa Redonda com relato de experiências, a discussão sobre a integração da Ortodontia e Odontopediatria passa a ser uma das metas de gestão. Neste mesmo ano, quando da reunião paralela do GRUPO durante a 28a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica (SBPqO), fica estabelecida uma comissão de estudo para aprofundar estratégias e diretrizes para este fim.

Ao longo do ano de 2012 a referida comissão, (composta pelos seguintes Professores: Isabela Almeida Pordeus, coordenadora/UFMG, Silvio Issáo Myaki/ICT-SJC-UNESP, Gabriela A. V. Cunha Bonini/São Leopoldo Mandic, Fausto Medeiros Mendes/FOUSP, Maria Beatriz Duarte Gavião/FOP-UNICAMP, Vania Célia Vieira de Siqueira/FOP-UNICAMP, Célio Percinoto/FOA-UNESP, Marcia Moreira/UNIAN, Ana Cristina Barreto Bezerra/UnB, Orlando Ayrton de Toledo/UnB, Carlos Alberto Munstock/UFRGS, Cássia Cilene Dezan Garbelini/UEL e Jorge Abrão/FOUSP e ausências justificadas de: Daniela Prócida Raggio/FOUSP, Guilherme Janson/FOB-USP, Alexandre Moro/UFPR e UP, Ary dos Santos-Pinto/FOAr-UNESP, Ricardo Fidos Horliana/UNISANTA e Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado/FOB-USP) aprofundou o debate em encontros presenciais e à distância e desenvolveu um documento norteador para fundamentar a discussão. Este documento foi apresentado e amplamente discutido no 42º Encontro Anual do GRUPO, realizado em Campos do Jordão – SP. Abordou aspectos relevantes, tais como um histórico sobre o tema, justificativas para a integração bem como as dificuldades do exercício docente a ela inerentes. Refletiu sobre o exercício profissional da Clínica Infantil, sua atenção e importância no SUS e as linhas de cuidado, abordando o papel do ensino da graduação e da pós-graduação stricto sensu brasileiro. Por fim apresentou uma proposta de modelo de ensino e contrução de habilidades na graduação e na pós-graduação stricto sensu em Odontologia visando à atenção integral na infância e na adolescência.

Em 2013, durante o 44º Encontro, realizado em Belém – PA, foram apresentados e discutidos os resultados da dissertação Integração entre as disciplinas de odontopediatria e ortodontia no ensino de graduação em odontologia no Brasil(1) desenvolvida por Juliana Braga Reis e orientada pela Profa. Dra. Gabriela A. V. Cunha Bonini que teve objetivo de analisar a integração, em nível de graduação, da ortodontia e da odontopediatria nas instituições de ensino superior brasileiras. Este profícuo debate culminou em um indicativo para que fosse apresentada, no 45º Encontro do GRUPO, uma proposta de ficha clínica integrada.

Com este objetivo, reuniu-se presencialmente, em abril de 2014, uma Comissão Elaboradora na sede da Faculdade de Odontologia da USP/SP para discutir as diretrizes desta ficha e elaborar um plano de trabalho. A Comissão foi composta por: Isabela Almeida Pordeus, coordenadora/UFMG, Carlos Alberto Mundstock (UFRGS), Daniela Prócida Raggio (FOUSP), Gabriela A. V. Cunha Bonini (São Leopoldo Mandic), Jorge Abrão (FOUSP), Marcia Moreira (UNIAN), Maria Beatriz Duarte Gavião (FOP-UNICAMP), Orlando Ayrton de Toledo (UnB), Renato Bigliazzi (UNIP), Silvio Issáo Myaki (ICT-SJC/UNESP) e Vânia Célia Vieira de Siqueira (FOP-UNICAMP). Em seguida, por meio de encontros à distância, a presente proposta de Ficha Clínica Integrada foi elaborada, discutida e finalizada durante o 45º Encontro Anual do GRUPO realizado em julho de 2014, na cidade de Londrina – PR.

A elaboração desta proposta norteou-se pelos princípios da bioética e do conhecimento científico. Buscou a integração entre a Ortodontia e a Odontopediatria não somente por aspectos normativos e éticos, mas também introduzindo aspectos subjetivos de avaliação da saúde bucal por meio de instrumentos de qualidade de vida (B-ECOHIS, B-CPQ8-10, B-CPQ11-14) (2-8). Compõem esta proposta os seguintes itens:

1 Autorização para Exame Clínico e Diagnóstico
2 Ficha Clínica
2.1 Identificação e História Social
2.2 História Médica
2.3 História Odontológica e Hábitos
2.4 Exame Clínico
2.4.1 Exame Físico Geral
2.4.2 Exame Físico Extra-bucal
2.4.3 Exame Físico Intra-bucal
2.4.4 Exame Clínico e Radiográfico da Oclusão
2.4.5 Exame Clínico e Radiográfico dos Dentes
2.4.5.1 Placa dentária
2.4.5.2 Gengivite
2.4.5.3 Cárie dentária
2.4.5.4 Defeitos de desenvolvimento do esmalte
2.4.5.5 Fluorose
2.4.5.6 Trauma dentário
2.4.5.7 Erosão dentária
3 Qualidade de Vida
4 Diagnóstico
5 Plano de Tratamento
6 Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
7 Procedimentos Realizados

É oportuno agradecer àquelas instituições de ensino superior por disponibilizar suas fichas clínicas que serviram de balizadoras para esta proposta. São elas: Faculdade de Odontologia da USP, Faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP, Instituto de Ciência e Tecnologia – campus de São José dos Campos/UNESP, Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF, Universidade Federal de Goiás/UFG, Universidade Federal da Paraíba/UFPB, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS e Cursos de Odontologia da Universidade Paulista/UNIP, Universidade Anhanguera/UNIAN e São Leopoldo Mandic.

REFERÊNCIAS
Reis JB.Integração entre as disciplinas de odontopediatria e ortodontia no ensino de graduação em odontologia no Brasil. 2013. 62 f. Dissertação (Mestrado em Odontopediatria) – Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, Campinas – SP.
Pahel BT, Rozier RG, Slade GD. Parental perceptions of children’s oral health: the Early Childhood Oral Health Impact Scale (ECOHIS). Health Qual Life Outcomes, 2007; 5: 6.
Scarpelli AC, Oliveira BH, Tesch FC, Leao AT, Pordeus IA, Paiva SM. Psychometric properties of the Brazilian version of the Early Childhood Oral Health Impact Scale (B-ECOHIS). BMC Oral Health (Online), 2011; 11:19.
Jokovic A, Locker D, Tompson B, Guyatt G. Questionnaire for measuring oral health-related quality of life in eight to ten-year-old children. Pediatr Dent, 2004; 26(6): 512-8.
Martins MA, Ferreira FM, Oliveira AC, Paiva SM, Vale MP, Allison PJ, Pordeus IA. Preliminary validation of the Brazilian version of the Child Perceptions Questionnaire 8-10. Eur J Paediatr Dent 2009; 10: 135-40.
Jokovic A, Locker D, Tompson B, Guyatt G: Short forms of Child Perceptions Questionnaire for 11–14-year-old children (CPQ11–14): development and initial evaluation. Health Qual Life Outcomes, 2006; 4:4.
Torres CS, Paiva SM, Vale MP, Pordeus IA, Ramos-Jorge ML, Oliveira AC, Allison PJ. Psychometric properties of the Brazilian version of the Child Perceptions Questionnaire (CPQ11-14) – short forms. Health Qual Life Outcomes, 2009, 7: 43.
Barbosa TS, Vicentin MDS, Gavião MBD. Quality of life and oral health in children – Part I: Brazilian version of the Child Perceptions Questionnaire 8-10. Cienc Saúde Colet, 2011; 16: 4077-85.

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